sexta-feira, 13 de julho de 2012

REVISÃO DE BIOLOGIA 1º ANO

01. (Unimontes – junho/2009) A tirinha abaixo apresenta um diálogo entres dois animais. Observe-a.

                                 
Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentado e o método científico, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE à etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreensão de um dos animais e o pedido de calma do outro.

a) Levantamento de hipótese.
b) Conclusões.
c) Análise de resultados.
d) Experimentação.
02. (Unimontes/2009) No nosso cotidiano, acontecem, geralmente, coisas que servem para ilustrar determinados estudos teóricos.
A contextualização é um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento. As figuras a seguir mostram elementos que exemplificam essa idéia. Observe-as.

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA os passos correspondentes à experimentação (parte prática) evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa científica.

a) I, II e III.
b) I e III, apenas
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
03. Os seres vivos possuem composição química diferente da composição do meio onde vivem. Os elementos presentes nos seres vivos se organizam, desde níveis mais simples e específicos até os níveis mais complexos e gerais.
Assinale a opção que representa a composição química média e a ordem crescente dos níveis de organização dos seres vivos.
a)       molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
b)      molécula, célula, órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
c)      molécula, célula, órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
d)     molécula, célula, tecido, órgão, organismo, comunidade e população.
e)     molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
04. Relacione as colunas
( a ) autótrofo
(  ) possui membrana nuclear
( b ) fotossíntese
(  ) possui mais de uma célula
( c ) heterórofo
(  ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) Procarionte
(  ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular
(  ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte
(  ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular
(  ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade
(  ) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital
(  ) possui apenas uma célula

05. Assinale a alternativa que corresponde à definição de biodiversidade:
a) Unidade vital de todos os seres vivos;
b) Ciclo vital dos seres autótrofos;
c) Seres que não produzem seu próprio alimento;
d) Seres que possuem muitas células;
e) Diversidade de Seres Vivos no Planeta Terra.

06. Os seres vivos podem ser classificados de acordo com sua forma de nutrição. Seres que produzem seu próprio alimento e seres que não produzem seu próprio alimento. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente a estas definições:
a) Unicelulares e Pluricelulares;
b) Autótrofos e Heterótrofos;
c) Pluricelulares e Unicelulares;
d) Heterótrofos e Unicelulares;
e) Pluricelulares e Autótrofos.

07. Assinale a alternativa correspondente. Biosfera é...
a) Conjunto de interações formado entre os fatores abióticos e os fatores bióticos;
b) Conjunto de populações que vivem em uma determinada área;
c) Toda área do planeta habitada por seres vivos;
d) Conjunto de indivíduos pertencentes à mesma espécie que vive em determinada área;
e) Conjunto de órgãos que atuam sinergicamente para realização de uma função específica.

08.Os representantes dos seres clorofilados, autótrofos ou fotossintetizantes são os ___________ e realizam sua nutrição a partir da _____________. Assinale a alternativa que completa, respectivamente a afirmação.
a) Animais e respiração;
b) Vegetais e respiração;
c) Ser humano e alimentação;
d) Vegetais e fotossíntese;
e) Animais e fotossíntese;

RESPOSTAS: 1-D  2-D  3-E  4-f g h b c d i  a e  5-E  6-B   7-C   8- D