sexta-feira, 13 de julho de 2012

REVISÃO CIÊNCIAS 6º ANO - I UNIDADE

 01.  Qual é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente?
R-  Ecologia
02. Diferencie meio biótico de meio abiótico.
R- O meio biótico é constituído pelos seres vivos de um ambiente enquanto o meio abiótico é formado pelos componentes físicos e químicos do ambiente.
03. O que é ecossistema?
R- É o conjunto formado pelo meio biótico é pelo meio abiótico de um ambiente assim como suas interrelações.
04. Dê o conceito de habitat.
R- Local onde determinada espécie de ser vivo, por exemplo um vegetal ou um animal, vive e se desenvolve.
05. Explique o que é um nicho ecológico.
R- É o conjunto de interações  de uma espécie com outra e com o meio ambiente.
06. Conceitue os termos abaixo:
a) Organismo- cada ser vive individualmente.
b) População- conjunto de organismos da mesma espécie que habita determinada área.
c) Comunidade- um conjunto de populações que vive em determinada área e se relacionam entre si.
07. Um mosquito, quando pousa sobre a pele de uma pessoa, coloca rapidamente seu aparelho bucal para funcionar.
a) Como se chama a relação entre o mosquito e o ser humano? Justifique sua resposta.
R- Chama-se parasitismo, pois o mosquito suga o sangue do ser humano.
b) Que papel desempenhamos nessa relação?
R- Desempenhamos o papel do parasitado.
08. Observe a figura:
Identifique as relações ecológicas estabelecidas entre e justifique sua resposta:
a) O falcão e o rato:
R- Predatismo, pois o falcão preda o rato.
b) O carrapato e o piolho que vivem no falcão:
R- Parasitismo, pois o carrapato e o piolho sugam o sangue do falcão.
c) A pulga e o rato:
R- Parasitismo, pois a pulga suga o sangue do rato.
09. Faça um desenho que simbolize a relação do pássaro palito com o crocodilo e diga qual o nome dessa relação.
R-

10.  Relacione as colunas, de acordo os três níveis em que se divide a cadeia alimentar:
(A) Produtores                                                (  b ) São seres vivos incapazes de produzir seu prórpio alimento e dessa forma alimentam-se de outros seres.
(B) Consumidores                                          (   d) Bactérias e fungos que se alimentam de organismos mortos.
(D) Decompositores                                      (   a) Absorvem energia solar e transformam em energia química.

19 comentários:

  1. gostei,mas eu queria muito mesmo é que voce fizesse questões para mim responder. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. adorei as atividades estaocompletamente igual aminha peguei a resposta da 9 e 10 as outras ja tinha feito na sala kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. gostei muito esta igualzinho o meu

    ResponderExcluir
  4. voçê poderia publicar o que cairia numa prova que tem biodiversidade,relações ecológicas, biomas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei ja tem a parte de relações ecologicas

      Excluir
  5. Nossa professor o senhor e um anjo!!!

    ADOREI!!

    Volto mais vezes pra pegar mais respostas kkk!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ta igualzinho a minha prova eu vo pra uma olipmíada e to estudando pela sua revisão
    vou me lembrar de sempre estudar por aqui
    os seus alunos tem sorte!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei peguei a 10 mas podia ter biomas kkkkk

    ResponderExcluir
  8. adorei quero que siga colocando esses conteudos

    ResponderExcluir
  9. *gostei muito era tudo que eu queria me fu***

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o que cara de MERDA

    ResponderExcluir
  11. tava em dúvida da minha tarefa e achei a resposta !

    ResponderExcluir
  12. ameiii a minha prof fez o mesmo :) eu queria muito mesmo é que voce fizesse questões para mim responder.e vc depois corrigsse

    ResponderExcluir
  13. muito bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado !!! Você ajudou muito minha filha...

    ResponderExcluir